Fundação Lemann

A Fundação Lemann é uma organização sem fins lucrativos, criada em 2002 pelo empresário Jorge Paulo Lemann. Contribuir para melhorar a qualidade do aprendizado dos alunos brasileiros e formar uma rede de líderes transformadores são os grandes objetivos da instituição. Para cumprir essa missão, a Fundação aposta em uma estratégia que envolve quatro áreas complementares de atuação: inovação, gestão, políticas educacionais e talentos.


Educação de qualidade para todos os estudantes brasileiros e líderes promovendo a transformação social do Brasil. Esta é a missão da Fundação Lemann, uma organização sem fins lucrativos que desenvolve e apoia projetos inovadores em educação, realiza pesquisas para embasar políticas públicas, oferece formação para profissionais da educação e para lideranças de várias áreas.


Instituto Península

O Instituto Península nasce em 2010 com objetivo de canalizar em uma única frente o investimento social dos membros da família Abilio Diniz. Desta forma, recursos e esforços são potencializados em prol das causas que interessam e mobilizam a todos: educação e esporte.


Instituto Clayton Christensen

O Instituto Clayton Christensen é um think tank apartidário sem fins lucrativos, dedicado a melhorar o mundo através de inovação disruptiva. Fundada sobre as teorias do professor de Harvard Clayton M. Christensen, o Instituto desenvolve ferramentas exclusivas para a compreensão de muitos dos problemas mais prementes da sociedade, como educação e saúde.



CURSO COM TUTORIA E CERTIFICAÇÃO

Neste curso, os participantes terão a oportunidade de aprender a partir de experiências reais. Essas vivências compartilhadas serão momentos de reflexões sobre os modelos de Ensino Híbrido e sua relação com a personalização do ensino a partir do uso de tecnologias digitais.

A expectativa é apresentar aos educadores possibilidades de integração das tecnologias digitais ao currículo escolar, de forma a alcançar uma série de benefícios no dia a dia da sala de aula:


  • Aproximação da realidade escolar com o cotidiano do aluno;
  • Maior engajamento dos alunos no aprendizado;
  • Melhor aproveitamento do tempo do professor;
  • Ampliação do potencial do professor para intervenções efetivas;
  • Planejamento personalizado.

Além dessa bagagem de casos bem-sucedidos, o curso se organiza em uma metodologia baseada na troca de informações e na criação de uma rede na qual professores encontram novas práticas de personalização e uso das tecnologias digitais em sala de aula.


  • Proporcionar ao cursista o contato com modelos de organização e encaminhamento didático de uma aula em que a utilização das tecnologias digitais, de forma integrada ao currículo escolar, possibilite momentos de personalização do ensino;
  • Apresentar aos cursistas resultados de experiências práticas de personalização do ensino com uso das tecnologias digitais, permitindo que não só as conheçam como aprendam a utilizá-las na sala de aula;

Objetivos

1.Proporcionar ao cursista a experiência de utilizar novas tecnologias buscando a personalização do ensino, apoiado no melhor uso do tempo e dos recursos disponíveis;

2.Apresentar aos cursistas experiências práticas de personalização do ensino com uso de tecnologia, permitindo que não só as conheçam como aprendam a utilizá-las na sala de aula.

3.Estimular a experimentação e a troca de experiências entre o grupo de professores envolvidos no curso.

Público-alvo

O curso é especialmente recomendado a professores, coordenadores e orientadores que lecionam em turmas de Ensino Fundamental e Ensino Médio, e que têm interesse em se especializar no uso das tecnologias digitais em sala de aula, buscando aprimorá-lo e integrá-lo ao currículo escolar. O curso é apropriado, ainda, com certificação reduzida, a todos os interessados em refletir sobre a personalização do ensino por meio de uma abordagem híbrida.

Pré-requisitos

O curso é recomendado a professores, coordenadores e orientadores da educação básica. Para a obtenção da certificação completa, entretanto, é importante que o cursista aplique as propostas estudadas com alguma turma da educação infantil ao ensino médio, ou tenha como acompanhar a aplicação feita pelo professor da turma. Também será exigida a participação em dois encontros que poderão ser feitos presencialmente ou remotamente via hangout/skype.

Duração total do curso:

80 horas.

Dinâmica do curso

A metodologia do curso é baseada na apresentação de vídeo-aulas sobre os temas envolvidos com a implementação do Ensino Híbrido, enriquecida por depoimentos de professores e alunos e pela análise de experiências realizadas por professores que utilizam a proposta em sala de aula. Além disso, estimula-se a discussão em fóruns sobre os assuntos estudados. Cada um dos módulos é finalizado com um desafio, que é uma proposta de experimentação, não obrigatória, para que o professor possa aprender na prática a metodologia abordada e compartilhar com outros professores do Brasil suas experiências.

Avaliação

Exclusivo do Programa de Certificação:


A avaliação será composta na participação dos fóruns de discussão e nas atividades obrigatórias (um plano de aula e um relato – escrito ou gravado – sobre a experiência de implementação) a serem realizadas em dois momentos no decorrer do curso (depois da aula 6 e depois da aula 9).



CURSO LIVRE

Neste curso, os participantes terão a oportunidade de aprender a partir de experiências reais. Essas vivências serão momentos de reflexões sobre os modelos de Ensino Híbrido e sua relação com a personalização do ensino a partir do uso de tecnologias digitais.

A expectativa é apresentar aos educadores possibilidades de integração das tecnologias digitais ao currículo escolar, de forma a alcançar uma série de benefícios no dia a dia da sala de aula.


  • Aproximação da realidade escolar com o cotidiano do aluno;
  • Maior engajamento dos alunos no aprendizado;
  • Melhor aproveitamento do tempo do professor;
  • Ampliação do potencial do professor para intervenções efetivas;
  • Planejamento personalizado.

Além dessa bagagem de casos bem-sucedidos, o curso se organiza em uma metodologia baseada na criação de uma rede na qual professores encontram novas práticas de personalização e uso das tecnologias digitais em sala de aula.


  • Proporcionar ao cursista o contato com modelos de organização e encaminhamento didático de uma aula em que a utilização das tecnologias digitais, de forma integrada ao currículo escolar, possibilite momentos de personalização do ensino;
  • Apresentar aos cursistas resultados de experiências práticas de personalização do ensino com uso das tecnologias digitais, permitindo que não só as conheçam como aprendam a utilizá-las na sala de aula;

Objetivos

1.Proporcionar ao cursista a experiência de utilizar novas tecnologias buscando a personalização do ensino, apoiado no melhor uso do tempo e dos recursos disponíveis;

2.Apresentar aos cursistas experiências práticas de personalização do ensino com uso de tecnologia, permitindo que não só as conheçam como aprendam a utilizá-las na sala de aula.

Público-alvo

O curso é especialmente recomendado a professores, alunos de licenciatura, coordenadores, orientadores da Educação Básica e que têm interesse no uso das tecnologias digitais em sala de aula, buscando aprimorá-lo e integrá-lo ao currículo escolar.

Pré-requisitos

O curso é recomendado a professores da educação básica e a estudantes de nível superior, cursando pedagogia e/ou licenciaturas, porém não há restrições de acesso.

Duração total do curso:

20 horas.

Dinâmica do curso

A metodologia do curso é baseada na apresentação de vídeo-aulas sobre os temas envolvidos com a implementação do Ensino Híbrido, enriquecida por depoimentos de professores e alunos e pela análise de experiências realizadas por professores que utilizam a proposta em sala de aula.

Avaliação

Curso livre não possui avaliação e certificação.




PROGRAMA COM TUTORIA E CERTIFICAÇÃO

Conteúdo do programa e mais:


  • Tutoria personalizada;
  • Criação de Aulas Híbridas;
  • Fórum de discussão exclusivo;
  • Materiais complementares;
  • Certificado pela instituição parceira;

Curso com tutoria e certificação (80 horas) - matrícula + mensalidades:

  • 3 x R$ 126,66;
  • à vista R$ 380,00.


Entre em contato conosco e tire suas dúvidas:

ensinohibrido@singularidades.com.br

ensinohibrido

(11) 3032-0403

Horário de atendimento: De segunda à sexta das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 18h30.

Perguntas Frequentes.

1.Para quem se destina esse curso?

Curso com certificação: destinado a professores, estudantes de licenciatura, coordenadores e orientadores de qualquer disciplina e de qualquer segmento educacional, que estejam atuando em sala de aula ou não e pretendam obter uma certificação em ensino híbrido ao se aprofundar no tema, obtendo acesso a vídeo-aulas, textos e referências bibliográficas, além de acompanhamento de um tutor especialista, participação em fóruns com outros cursistas e elaboração de planos de aula e atividades práticas. Para os cursistas que não estejam atuando em sala de aula, poderão optar pela certificação reduzida.


Curso livre: destinado a professores, estudantes de licenciatura, coordenadores, orientadores de qualquer disciplina e de qualquer segmento educacional, que estejam atuando em sala de aula ou não e pretendam acessar a vídeo-aulas, textos e referências bibliográficas.

2.Atuo somente como gestor, orientador ou estou na graduação posso participar do curso?

Curso com certificação: Sim. Porém, o curso está pautado na reflexão sobre a ação em sala de aula, visando à mudança na prática de ensino, e contêm como peça chave o planejamento de aulas e a gravação em vídeo de duas das aulas planejadas. Gestores, coordenadores e alunos de licenciatura podem participar e terão um certificado de carga horária reduzida.


Curso livre: Sim. Porém, o curso está pautado na reflexão sobre a ação em sala de aula, visando à mudança na prática de ensino. Gestores, coordenadores e alunos de licenciatura podem participar com o objetivo de transmitir o conhecimento e repensar a prática pedagógica de nosso país.

3.Qual deve ser a disponibilidade do cursista?

Curso com certificação: Estão previstas 80 horas de dedicação do cursista, devendo ser divididas conforme a exigência da aula vigente. Aulas que demandam maior dedicação têm prazo mais extenso. Por isso, a indicação é de uma média de 4 horas de dedicação a cada aula, mais o tempo gasto para a criação do plano de aula, produção do vídeo e envio. Fatores como domínio da tecnologia e familiaridade com a plataforma podem interferir nesta estimativa. É recomendável que o cursista distribua o tempo de acesso em pelo menos dois momentos na semana, principalmente quando houver fóruns de discussão, que requerem interação entre os participantes.


Curso livre: Estão previstas 20 horas de dedicação do cursista, devendo ser divididas conforme a exigência da aula vigente. Aulas que demandam maior dedicação têm prazo mais extenso. Por isso a indicação é de uma média de 1-2 horas de dedicação a cada aula. Fatores como domínio da tecnologia e familiaridade com a plataforma podem interferir nesta estimativa.

4.Em qual data e horário devo acessar o curso?

Curso com certificação: O curso é assíncrono, ou seja, não requer que tutor e cursista estejam online simultaneamente. Portanto, o cursista pode se organizar conforme sua disponibilidade, respeitando os prazos das atividades de cada aula, pois, conforme calendário no Manual do Aluno, elas têm data para início e término, não sendo possível a participação após encerramento do prazo. A ferramenta fecha automaticamente após o término do prazo.


Curso livre: O curso é assíncrono, não possuí prazo para conclusão e tampouco certificado que ateste o cumprimento das atividades. Sendo assim, o cursista pode se organizar conforme sua disponibilidade. Entretanto, a ferramenta fecha automaticamente após o prazo de 6 meses da inscrição, sendo necessário realizar um novo cadastro para acessar o curso novamente.

5.Tenho um afastamento (licença maternidade, casamento, licença prêmio etc.) que coincide com um período do curso. Posso me afastar do curso também?

Curso com certificação: O curso não prevê reposição de aulas para esses casos, porque as atividades estão pré-agendadas para abrir e fechar automaticamente, não sendo possível realizar as atividades fora do prazo. Nestes casos, como o curso pode ser realizado de qualquer parte, sugerimos que ele seja seguido normalmente.


Curso livre: vide item 4.

6.Caso o curso coincida com o período de férias escolares, ele será interrompido e posteriormente retomado?

Curso com certificação: Não. O curso não prevê interrupção em período de férias escolares, devendo ser seguido pelo cursista normalmente. Porém, o calendário sempre leva em conta a produção e entrega dos planos de aula e vídeos para um período em que estima-se que haja alunos em sala de aula.


Curso livre: vide item 4.

7.Perdi algumas aulas, há uma atividade que eu possa fazer para recuperar a frequência?

Curso com certificação: O curso não prevê atividades compensatórias porque está fortemente pautado na interação e na troca entre os participantes. Recomendamos que se organize para não se ausentar por muito tempo, a ponto de perder atividades importantes.


Curso livre: vide item 4.

8.Qual é a dinâmica do curso?

Curso com certificação: Em todas as aulas há vídeo-aulas para o cursista assistir, materiais para consulta (textos e referências bibliográficas) e atividades (participação em fóruns mediados por tutores, elaboração de planos de aula etc.) que são acompanhadas pelo tutor. Em dois momentos do curso o cursista deverá produzir vídeo de uma das aulas planejadas e comentadas pelo tutor. Toda a interação entre tutor e cursista deve acontecer dentro da plataforma do curso. Atividades enviadas por e-mail não serão aceitas. Não há trabalho final, pois as atividades são realizadas no decorrer do curso e, após apreciadas pelo tutor, funcionam como parâmetros de auto-avaliação para que o cursista aprimore as atividades futuras.


Curso livre: Em todas as aulas há vídeo-aulas para o cursista assistir e materiais para consulta (textos e referências bibliográficas).

9.Como será a avaliação do curso?

Curso com certificação: a avaliação do curso é feita pelo plano de aula (atividade avaliativa 1) e pelo relato de aplicação do plano, escrito ou gravado/filmado (atividade avaliativa 2) enviados pelo cursista. A participação nas demais atividades e o acesso ao conteúdo do curso são registrados pela plataforma e contam como frequência.


Curso livre: não há avaliação.

10.Qual o critério de certificação do curso?

Curso com certificação: frequência mínima de 75%, computada pelo acesso às vídeo-aulas, pela realização de todas as atividades e entrega dos planos de aula e vídeos de implementação das aulas híbridas.


Curso livre: não há certificação.

11.Como será emitido o certificado?

Curso com certificação: o certificado será online e emitido somente aos participantes que atenderem aos critérios de certificação informados no curso. O participante deverá imprimir o certificado que será disponibilizado no ambiente do curso.


Curso livre: vide item 10.

12.O certificado soma na pontuação do professor de escola pública?

Curso com certificação: consulte os critérios de pontuação da sua rede de ensino.


Curso livre: vide item 10.

13.Como eu faço para acessar o ambiente do curso?

Para acessar o ambiente de ambos os cursos, será necessário realizar inscrição no site conforme modalidade de escolha. Após a inscrição, acesse o site com seus dados de usuário e senha.

14.Esqueci meu usuário e/ou senha.

Se isso acontecer, clique na opção “Acesse o curso” e, na sequência, "Esqueceu seu usuário ou senha?". Na próxima tela, você deverá preencher seu nome de usuário ou o e-mail cadastrado. Pronto! Você receberá um e-mail contendo um link para que você redefina a sua senha.



Professora Lilian Bacich

Licenciada em Ciências pela Universidade Presbiteriana Mackenzie; Licenciada em Pedagogia pela Universidade de São Paulo; Mestre em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento pela Universidade de São Paulo, realiza pesquisa sobre Ensino Híbrido e as implicações das tecnologias digitais na formação de conceitos. Professora de Pós-graduação de cursos presencial e a distância em universidades particulares. Consultora do Instituto Península atuando com a Fundação Lemann no Grupo de Experimentações em Ensino Híbrido.




Inscreva-se no curso com certificação

Curso de 80h destinado a professores, coordenadores e orientadores de qualquer disciplina e de qualquer segmento educacional, que estejam atuando em sala de aula e pretendam obter uma certificação em ensino híbrido ao se aprofundar no tema, obtendo acesso a vídeo-aulas, textos e referências bibliográficas, além de acompanhamento de um tutor especialista, participação em fóruns com outros cursistas e elaboração de planos de aula e atividades práticas.

Inscreva-se no curso livre


Curso de 20h destinado a professores, alunos de licenciatura, coordenadores e orientadores de qualquer disciplina e de qualquer segmento educacional, que pretendam acessar as vídeo-aulas, textos e referências bibliográficas e disseminar o ensino híbrido em seus diferentes contextos de trabalho.