Fundação Lemann

A Fundação Lemann é uma organização sem fins lucrativos, criada em 2002 pelo empresário Jorge Paulo Lemann. Contribuir para melhorar a qualidade do aprendizado dos alunos brasileiros e formar uma rede de líderes transformadores são os grandes objetivos da instituição. Para cumprir essa missão, a Fundação aposta em uma estratégia que envolve quatro áreas complementares de atuação: inovação, gestão, políticas educacionais e talentos.


Educação de qualidade para todos os estudantes brasileiros e líderes promovendo a transformação social do Brasil. Esta é a missão da Fundação Lemann, uma organização sem fins lucrativos que desenvolve e apoia projetos inovadores em educação, realiza pesquisas para embasar políticas públicas, oferece formação para profissionais da educação e para lideranças de várias áreas.


Instituto Península

O Instituto Península nasce em 2010 com objetivo de canalizar em uma única frente o investimento social dos membros da família Abilio Diniz. Desta forma, recursos e esforços são potencializados em prol das causas que interessam e mobilizam a todos: educação e esporte.


Instituto Clayton Christensen

O Instituto Clayton Christensen é um think tank apartidário sem fins lucrativos, dedicado a melhorar o mundo através de inovação disruptiva. Fundada sobre as teorias do professor de Harvard Clayton M. Christensen, o Instituto desenvolve ferramentas exclusivas para a compreensão de muitos dos problemas mais prementes da sociedade, como educação e saúde.



CURSO COM TUTORIA E CERTIFICAÇÃO - Próximas turmas: de abril a junho/2016

Neste curso, os participantes terão a oportunidade de aprender a partir de experiências reais. Essas vivências compartilhadas serão momentos de reflexões sobre os modelos de Ensino Híbrido e sua relação com a personalização do ensino a partir do uso de tecnologias digitais.

A expectativa é apresentar aos educadores possibilidades de integração das tecnologias digitais ao currículo escolar, de forma a alcançar uma série de benefícios no dia a dia da sala de aula:


  • Aproximação da realidade escolar com o cotidiano do aluno;
  • Maior engajamento dos alunos no aprendizado;
  • Melhor aproveitamento do tempo do professor;
  • Ampliação do potencial do professor para intervenções efetivas;
  • Planejamento personalizado.

Além dessa bagagem de casos bem-sucedidos, o curso se organiza em uma metodologia baseada na troca de informações e na criação de uma rede na qual professores encontram novas práticas de personalização e uso das tecnologias digitais em sala de aula.


  • Proporcionar ao cursista o contato com modelos de organização e encaminhamento didático de uma aula em que a utilização das tecnologias digitais, de forma integrada ao currículo escolar, possibilite momentos de personalização do ensino;
  • Apresentar aos cursistas resultados de experiências práticas de personalização do ensino com uso das tecnologias digitais, permitindo que não só as conheçam como aprendam a utilizá-las na sala de aula;

Objetivos

1.Proporcionar ao cursista a experiência de utilizar novas tecnologias buscando a personalização do ensino, apoiado no melhor uso do tempo e dos recursos disponíveis;

2.Apresentar aos cursistas experiências práticas de personalização do ensino com uso de tecnologia, permitindo que não só as conheçam como aprendam a utilizá-las na sala de aula.

3.Estimular a experimentação e a troca de experiências entre o grupo de professores envolvidos no curso.

Público-alvo

O curso é especialmente recomendado a professores, coordenadores e orientadores que lecionam em turmas de Ensino Fundamental e Ensino Médio, e que têm interesse em se especializar no uso das tecnologias digitais em sala de aula, buscando aprimorá-lo e integrá-lo ao currículo escolar. O curso é apropriado, ainda, com certificação reduzida, a todos os interessados em refletir sobre a personalização do ensino por meio de uma abordagem híbrida.

Pré-requisitos

O curso é recomendado a professores, coordenadores e orientadores da educação básica. Para a obtenção da certificação completa, entretanto, é importante que o cursista aplique as propostas estudadas com alguma turma da educação infantil ao ensino médio, ou tenha como acompanhar a aplicação feita pelo professor da turma. Também será exigida a participação em dois encontros que poderão ser feitos presencialmente ou remotamente via hangout/skype.

Duração total do curso:

80 horas.

Dinâmica do curso

A metodologia do curso é baseada na apresentação de vídeo-aulas sobre os temas envolvidos com a implementação do Ensino Híbrido, enriquecida por depoimentos de professores e alunos e pela análise de experiências realizadas por professores que utilizam a proposta em sala de aula. Além disso, estimula-se a discussão em fóruns sobre os assuntos estudados. Cada um dos módulos é finalizado com um desafio, que é uma proposta de experimentação, não obrigatória, para que o professor possa aprender na prática a metodologia abordada e compartilhar com outros professores do Brasil suas experiências.

Avaliação

Exclusivo do Programa de Certificação:


A avaliação será composta na participação dos fóruns de discussão e nas atividades obrigatórias (um plano de aula e um relato – escrito ou gravado – sobre a experiência de implementação) a serem realizadas em dois momentos no decorrer do curso (depois da aula 6 e depois da aula 9).



CURSO LIVRE

Neste curso, os participantes terão a oportunidade de aprender a partir de experiências reais. Essas vivências serão momentos de reflexões sobre os modelos de Ensino Híbrido e sua relação com a personalização do ensino a partir do uso de tecnologias digitais.

A expectativa é apresentar aos educadores possibilidades de integração das tecnologias digitais ao currículo escolar, de forma a alcançar uma série de benefícios no dia a dia da sala de aula.


  • Aproximação da realidade escolar com o cotidiano do aluno;
  • Maior engajamento dos alunos no aprendizado;
  • Melhor aproveitamento do tempo do professor;
  • Ampliação do potencial do professor para intervenções efetivas;
  • Planejamento personalizado.

Além dessa bagagem de casos bem-sucedidos, o curso se organiza em uma metodologia baseada na criação de uma rede na qual professores encontram novas práticas de personalização e uso das tecnologias digitais em sala de aula.


  • Proporcionar ao cursista o contato com modelos de organização e encaminhamento didático de uma aula em que a utilização das tecnologias digitais, de forma integrada ao currículo escolar, possibilite momentos de personalização do ensino;
  • Apresentar aos cursistas resultados de experiências práticas de personalização do ensino com uso das tecnologias digitais, permitindo que não só as conheçam como aprendam a utilizá-las na sala de aula;

Objetivos

1.Proporcionar ao cursista a experiência de utilizar novas tecnologias buscando a personalização do ensino, apoiado no melhor uso do tempo e dos recursos disponíveis;

2.Apresentar aos cursistas experiências práticas de personalização do ensino com uso de tecnologia, permitindo que não só as conheçam como aprendam a utilizá-las na sala de aula.

Público-alvo

O curso é especialmente recomendado a professores, alunos de licenciatura, coordenadores, orientadores da Educação Básica e que têm interesse no uso das tecnologias digitais em sala de aula, buscando aprimorá-lo e integrá-lo ao currículo escolar.

Pré-requisitos

O curso é recomendado a professores da educação básica e a estudantes de nível superior, cursando pedagogia e/ou licenciaturas, porém não há restrições de acesso.

Duração total do curso:

20 horas.

Dinâmica do curso

A metodologia do curso é baseada na apresentação de vídeo-aulas sobre os temas envolvidos com a implementação do Ensino Híbrido, enriquecida por depoimentos de professores e alunos e pela análise de experiências realizadas por professores que utilizam a proposta em sala de aula.

Avaliação

Curso livre não possui avaliação e certificação.




PROGRAMA COM TUTORIA E CERTIFICAÇÃO

Conteúdo do programa e mais:


  • Tutoria personalizada;
  • Criação de Aulas Híbridas;
  • Fórum de discussão exclusivo;
  • Materiais complementares;
  • Certificado pela instituição parceira;

Curso com tutoria e certificação (80 horas) - matrícula + mensalidades:

  • 3 x R$ 126,66;
  • à vista R$ 380,00.


Entre em contato conosco e tire suas dúvidas:

ensinohibrido@singularidades.com.br

ensinohibrido

(11) 3032-0403

Horário de atendimento: De segunda à sexta das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 18h30.

Perguntas Frequentes.

1.Para quem se destina esse curso?

Curso com certificação: destinado a professores, estudantes de licenciatura, coordenadores e orientadores de qualquer disciplina e de qualquer segmento educacional, que estejam atuando em sala de aula ou não e pretendam obter uma certificação em ensino híbrido ao se aprofundar no tema, obtendo acesso a vídeo-aulas, textos e referências bibliográficas, além de acompanhamento de um tutor especialista, participação em fóruns com outros cursistas e elaboração de planos de aula e atividades práticas. Para os cursistas que não estejam atuando em sala de aula, poderão optar pela certificação reduzida.


Curso livre: destinado a professores, estudantes de licenciatura, coordenadores, orientadores de qualquer disciplina e de qualquer segmento educacional, que estejam atuando em sala de aula ou não e pretendam acessar a vídeo-aulas, textos e referências bibliográficas.

2.Atuo somente como gestor, orientador ou estou na graduação posso participar do curso?

Curso com certificação: Sim. Porém, o curso está pautado na reflexão sobre a ação em sala de aula, visando à mudança na prática de ensino, e contêm como peça chave o planejamento de aulas e a gravação em vídeo de duas das aulas planejadas. Gestores, coordenadores e alunos de licenciatura podem participar e terão um certificado de carga horária reduzida.


Curso livre: Sim. Porém, o curso está pautado na reflexão sobre a ação em sala de aula, visando à mudança na prática de ensino. Gestores, coordenadores e alunos de licenciatura podem participar com o objetivo de transmitir o conhecimento e repensar a prática pedagógica de nosso país.

3.Qual deve ser a disponibilidade do cursista?

Curso com certificação: Estão previstas 80 horas de dedicação do cursista, devendo ser divididas conforme a exigência da aula vigente. Aulas que demandam maior dedicação têm prazo mais extenso. Por isso, a indicação é de uma média de 4 horas de dedicação a cada aula, mais o tempo gasto para a criação do plano de aula, produção do vídeo e envio. Fatores como domínio da tecnologia e familiaridade com a plataforma podem interferir nesta estimativa. É recomendável que o cursista distribua o tempo de acesso em pelo menos dois momentos na semana, principalmente quando houver fóruns de discussão, que requerem interação entre os participantes.


Curso livre: Estão previstas 20 horas de dedicação do cursista, devendo ser divididas conforme a exigência da aula vigente. Aulas que demandam maior dedicação têm prazo mais extenso. Por isso a indicação é de uma média de 1-2 horas de dedicação a cada aula. Fatores como domínio da tecnologia e familiaridade com a plataforma podem interferir nesta estimativa.

4.Em qual data e horário devo acessar o curso?

Curso com certificação: O curso é assíncrono, ou seja, não requer que tutor e cursista estejam online simultaneamente. Portanto, o cursista pode se organizar conforme sua disponibilidade, respeitando os prazos das atividades de cada aula, pois, conforme calendário no Manual do Aluno, elas têm data para início e término, não sendo possível a participação após encerramento do prazo. A ferramenta fecha automaticamente após o término do prazo.


Curso livre: O curso é assíncrono, não possuí prazo para conclusão e tampouco certificado que ateste o cumprimento das atividades. Sendo assim, o cursista pode se organizar conforme sua disponibilidade. Entretanto, a ferramenta fecha automaticamente após o prazo de 6 meses da inscrição, sendo necessário realizar um novo cadastro para acessar o curso novamente.

5.Tenho um afastamento (licença maternidade, casamento, licença prêmio etc.) que coincide com um período do curso. Posso me afastar do curso também?

Curso com certificação: O curso não prevê reposição de aulas para esses casos, porque as atividades estão pré-agendadas para abrir e fechar automaticamente, não sendo possível realizar as atividades fora do prazo. Nestes casos, como o curso pode ser realizado de qualquer parte, sugerimos que ele seja seguido normalmente.


Curso livre: vide item 4.

6.Caso o curso coincida com o período de férias escolares, ele será interrompido e posteriormente retomado?

Curso com certificação: Não. O curso não prevê interrupção em período de férias escolares, devendo ser seguido pelo cursista normalmente. Porém, o calendário sempre leva em conta a produção e entrega dos planos de aula e vídeos para um período em que estima-se que haja alunos em sala de aula.


Curso livre: vide item 4.

7.Perdi algumas aulas, há uma atividade que eu possa fazer para recuperar a frequência?

Curso com certificação: O curso não prevê atividades compensatórias porque está fortemente pautado na interação e na troca entre os participantes. Recomendamos que se organize para não se ausentar por muito tempo, a ponto de perder atividades importantes.


Curso livre: vide item 4.

8.Qual é a dinâmica do curso?

Curso com certificação: Em todas as aulas há vídeo-aulas para o cursista assistir, materiais para consulta (textos e referências bibliográficas) e atividades (participação em fóruns mediados por tutores, elaboração de planos de aula etc.) que são acompanhadas pelo tutor. Em dois momentos do curso o cursista deverá produzir vídeo de uma das aulas planejadas e comentadas pelo tutor. Toda a interação entre tutor e cursista deve acontecer dentro da plataforma do curso. Atividades enviadas por e-mail não serão aceitas. Não há trabalho final, pois as atividades são realizadas no decorrer do curso e, após apreciadas pelo tutor, funcionam como parâmetros de auto-avaliação para que o cursista aprimore as atividades futuras.


Curso livre: Em todas as aulas há vídeo-aulas para o cursista assistir e materiais para consulta (textos e referências bibliográficas).

9.Como será a avaliação do curso?

Curso com certificação: a avaliação do curso é feita pelo plano de aula (atividade avaliativa 1) e pelo relato de aplicação do plano, escrito ou gravado/filmado (atividade avaliativa 2) enviados pelo cursista. A participação nas demais atividades e o acesso ao conteúdo do curso são registrados pela plataforma e contam como frequência.


Curso livre: não há avaliação.

10.Qual o critério de certificação do curso?

Curso com certificação: frequência mínima de 75%, computada pelo acesso às vídeo-aulas, pela realização de todas as atividades e entrega dos planos de aula e vídeos de implementação das aulas híbridas.


Curso livre: não há certificação.

11.Como será emitido o certificado?

Curso com certificação: o certificado será online e emitido somente aos participantes que atenderem aos critérios de certificação informados no curso. O participante deverá imprimir o certificado que será disponibilizado no ambiente do curso.


Curso livre: vide item 10.

12.O certificado soma na pontuação do professor de escola pública?

Curso com certificação: consulte os critérios de pontuação da sua rede de ensino.


Curso livre: vide item 10.

13.Como eu faço para acessar o ambiente do curso?

Para acessar o ambiente de ambos os cursos, será necessário realizar inscrição no site conforme modalidade de escolha. Após a inscrição, acesse o site com seus dados de usuário e senha.

14.Esqueci meu usuário e/ou senha.

Se isso acontecer, clique na opção “Acesse o curso” e, na sequência, "Esqueceu seu usuário ou senha?". Na próxima tela, você deverá preencher seu nome de usuário ou o e-mail cadastrado. Pronto! Você receberá um e-mail contendo um link para que você redefina a sua senha.



Professor Adolfo Tanzi

Doutorando em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e Pesquisador Visitante na Universidade de Oxford - Inglaterra no Centro de Pesquisa Sociocultural e da Teoria da Atividade. Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão de EaD pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Consultor na Fundação Lemann, atua junto ao Instituto Península no Grupo de Experimentações em Ensino Híbrido.


Professor Fernando Mello Trevisani

Licenciado em Matemática pela Universidade de São Paulo; mestre em Tecnologias e Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista. Professor de ensino médio e curso pré-vestibular em escolas particulares. Possui experiência como professor universitário de cursos presencias e a distância e também no desenvolvimento de plataformas educacionais na área de matemática. Consultor da Fundação Lemann, atuando junto ao Instituto Península no Grupo de Experimentações em Ensino Híbrido e no projeto Khan Academy nas Escolas.


Professora Lilian Bacich

Licenciada em Ciências pela Universidade Presbiteriana Mackenzie; Licenciada em Pedagogia pela Universidade de São Paulo; Mestre em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Doutoranda em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento pela Universidade de São Paulo, realiza pesquisa sobre Ensino Híbrido e as implicações das tecnologias digitais na formação de conceitos. Professora de Pós-graduação de cursos presencial e a distância em universidades particulares. Consultora do Instituto Península atuando com a Fundação Lemann no Grupo de Experimentações em Ensino Híbrido.




Inscreva-se no curso com certificação

Curso de 80h destinado a professores, coordenadores e orientadores de qualquer disciplina e de qualquer segmento educacional, que estejam atuando em sala de aula e pretendam obter uma certificação em ensino híbrido ao se aprofundar no tema, obtendo acesso a vídeo-aulas, textos e referências bibliográficas, além de acompanhamento de um tutor especialista, participação em fóruns com outros cursistas e elaboração de planos de aula e atividades práticas.

Inscreva-se no curso livre


Curso de 20h destinado a professores, alunos de licenciatura, coordenadores e orientadores de qualquer disciplina e de qualquer segmento educacional, que pretendam acessar as vídeo-aulas, textos e referências bibliográficas e disseminar o ensino híbrido em seus diferentes contextos de trabalho.